Imagem: Placa Solar
Em um país como o Brasil, onde a incidência solar é constante na maior parte do território e ao longo de praticamente todo o ano, apontar os benefícios da energia solar não é uma tarefa difícil. Na verdade, por aqui, investir nessa tecnologia é uma ação altamente vantajosa, já que o próprio clima e geografia favorecem o aproveitamento dessa fonte energética.
Durante muitos anos, a energia solar era restrita às empresas e a uma pequena parcela da população. Isso porque, os custos de aquisição dos sistemas de geração eram bastante elevados. No entanto, como o desenvolvimento da tecnologia, gerar energia a partir da luz solar se tornou algo mais acessível, simples e vantajoso.
Hoje, a utilização da luz solar para a geração de energia tem crescido bastante, principalmente no contexto residencial. A seguir, você conhecerá 4 dos principais benefícios da energia solar que justificam o seu crescimento. Confira!
O que é energia solar?
De maneira simples, o conceito de energia solar pode ser entendida como uma fonte de energia alternativa, sustentável e totalmente renovável, obtida a partir da incidência da luz e calor solar. Hoje, existem diferentes tecnologias que aproveitam o potencial energético do sol para utilizá-lo a favor das atividades humanas.
A exemplo, a energia solar é bastante utilizada para aquecer a água de chuveiros, torneiras e piscinas, sendo conhecida como energia solar térmica. Da mesma forma, a luz solar também é aproveitada, mas para gerar energia elétrica, sendo conhecida como energia solar fotovoltaica.
A energia fotovoltaica depende da utilização dos chamados painéis fotovoltaicos, que são as placas solares responsáveis por capturar a luz solar e convertê-la em corrente elétrica, para que possa ser utilizada para fins residenciais, comerciais e industriais.
Quais são as vantagens da energia solar?
Especialmente nos dias atuais, em que há uma maior preocupação com o consumo consciente, com as questões ambientais e com a sustentabilidade, os benefícios da energia solar são ainda mais evidentes e muito mais valorizados.
No contexto residencial, por exemplo, podemos citar algumas vantagens que mostram que investir em energia sustentável é uma excelente decisão. Confira!
1. Redução na conta de luz
Como você deve saber, a energia elétrica pode representar um custo bastante elevado no orçamento residencial. Assim, especialmente quando a casa tem equipamentos que costumam ter um alto consumo de energia, como ar-condicionado, freezer, chuveiro elétrico e ferro de passar, o valor da fatura mensal tende a ser mais elevado.
Nesse ponto, uma das principais vantagens da energia solar é justamente reduzir a conta de energia elétrica paga todos os meses. Você sabe como essa tecnologia faz isso? É simples! Ela possibilita que a residência gere a sua própria energia, reduzindo assim a necessidade de uso do serviço fornecido pela concessionária de energia elétrica.
Ou seja, com um sistema de energia solar fotovoltaico instalado na residência, a geração da energia utilizada pelos aparelhos domésticos, por exemplo, é feita internamente. Assim, a conta de energia pode reduzir bastante, a depender da capacidade de geração do sistema e do nível de consumo da residência.
2. Ajuda o meio ambiente
Outro ponto que merece ser mencionado quanto aos benefícios da energia solar é a questão ambiental. Essa modalidade de geração de energia é totalmente limpa e renovável, não gerando nenhum resíduo ou impacto negativo para o meio ambiente.
Além disso, com o crescimento da energia solar, seja nas residências, seja nas empresas, a tendência é que a demanda sobre fontes de geração de energia que prejudicam o meio ambiente, como a energia hidroelétrica e a energia nuclear, reduza bastante.
Dessa forma, quando você optar por utilizar um sistema de geração de energia solar em casa, está diretamente contribuindo com a natureza, pois reduz o consumo de energias de fontes não tão sustentáveis.
3. Valorização do imóvel
Sem dúvida, a energia solar também apresenta como benefício o potencial de valorização do imóvel. Isso porque, por se tratar de uma fonte de energia limpa e muito mais barata, é possível que o proprietário do imóvel tenha mais liberdade para instalar e utilizar equipamentos eletrônicos em sua casa, sem medo de surpresas na conta no final do mês.
No mais, os sistemas de geração de energia solar estão mais associados a imóveis modernos e arrojados, o que acaba também pode refletir na valorização das residências que dispõem dessa tecnologia desde a fase de construção.
4. Durabilidade e baixa manutenção
Atualmente, os sistemas de geração de energia solar fotovoltaicos são altamente sofisticados, apresentando relatórios e diferentes informações sobre consumo e geração de energia, tudo para que o usuário tenha total controle sobre a sua eficiência.
Além disso, os sistemas estão cada vez mais duráveis. Para se ter uma ideia, o tempo médio de vida útil dos equipamentos ultrapassa facilmente os 25 anos e exigem pouquíssimas intervenções para manutenções — desde que os cuidados básicos sejam adotados.
Essa característica, na prática, garante o retorno de todo o valor investido na aquisição do sistema, tornando essa tecnologia uma opção ainda mais vantajosa.
Como contratar energia solar?
Em razão do crescimento da utilização da energia solar nos últimos anos, a aquisição de um sistema de geração tornou-se um processo ainda mais simples. Hoje, o mercado oferece diferentes opções de equipamentos e empresas especializadas na instalação, além de linhas de crédito específicas para esse tipo de investimento, como empréstimos, crédito consignado e financiamentos — nesse ponto, vale deixar o alerta sobre o empréstimo falso. Fique atento!
Assim, o primeiro passo para se contratar o serviço é pesquisar e conhecer a qualidade do sistema oferecido, além da experiência e reputação da empresa responsável. No mais, por se tratar de um procedimento que exige conhecimento técnico, além do atendimento de normas e padrões de qualidade, é muito importante contar com o apoio de profissionais especializados no planejamento e na instalação do sistema de energia solar, como um engenheiro eletricista.
Esse profissional, por exemplo, calculará o potencial de geração de energia da área, desenvolvendo um projeto que corresponda às necessidades da residência, considerando o consumo médio e os custos.
É importante mencionar que, em determinados casos, pode ser necessário encaminhar o projeto de instalação da energia solar à concessionária de energia responsável pelo fornecimento na região, para que ela possa apreciar e aprovar o projeto, além de fazer as devidas alterações na rede elétrica do imóvel.
Fonte: BV Banco